segunda-feira, 21 de maio de 2018

Jardim


O Jardim.

 Já aprendi a olhar para o teu jardim, e não o criticar, não quero saber se regas as plantas, se cortas a relva ou cuidas das árvores. 

 Já não me incomoda a tua vedação, tão agressiva para o meu lado a espreitar. Corto as pontas que me tapam o sol e cuido do meu, como se do teu estivesse a tratar, e quando acordares, podes pedir ajuda, estarei do outro lado da vedação, mas posso contigo falar. Esse passo és tu que o vais dar. Cada um cuida do seu jardim, grande ou pequeno, e planta o que gosta para o embelezar. O gosto desse trabalho, está no nosso interior, por isso não há um jardim igual ao outro, cada um tem a sua beleza e a sua identidade, uma cor diferente muda tudo, uma pedra a mais, até o pode embelezar.

 Tenho várias dicas para o mudares, mas tens de ser tu a cuidar dele, por isso podemos falar, mas és tu que o tens de cultivar. Podemos até partilhar as experiências para aperfeiçoamento de técnicas, mas as mesmas plantas, podem não ter o mesmo brilho, nos dois jardins.

 Eu gosto do meu jardim e vou continuar a cuida-lo, e fico muito feliz, quando vir que o teu começou a florir. Só, ou talvez ai, possas agradecer, o teu trabalho e dedicação ao sol que também brilhou para o teu jardim.

 Cuida dele, se não vem outro e cuida, e jamais será o teu Jardim.


Fernando Teixeira

1 comentário:

  1. Interessante abordagem ao paradigma do cativar pelo exemplo, a fórmula mágica para ensinar ou fazer-se compreender.

    Grata

    ResponderEliminar